Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA LIVRO: Clact...Clact...Clact AUTORA: Liliana Iacocca ILUSTRAÇÃO: Michele Iacocca EDITORA: Àtica DURAÇÃO: 3 dias (40 minutos por dia). OBJETIVO: Desenvolver habilidades como visualização, percepção espacial, análise, comparação, classificação e identificação de formas geométricas planas. ANTES - (1º dia ) Analisar a capa Cobrir com um pedaço de papel o título do livro e questioná-los sobre o mesmo a partir das ilustrações, em seguida socializar o título com alunos, seguido de questionamento: do que vocês acham que fala esse livro; Ler o nome da autora e ilustradora como livro não apresenta as biografias das mesmas, pesquisar junto com os alunos na internet, aproveitar esse momento para falar sobre a editora e também outros títulos interessantes da autora; Recortar com os alunos color 7 de várias cores em formato de formas geométricas planas e colocar em uma caixa; (cada mesinha recortará uma forma geométrica ); Conversar com os alunos deixando-os “curiosos”: o que vamos fazer com esses papéis? informar que eles vão descobrir depois da leitura do livro. DURANTE - (2º dia) Iniciar a leitura e parar na página 2, onde a tesoura teve a idéia de por ordem naquilo, porque os pedaços de papel eram de várias cores e todas as cores estavam misturadas, questionar os alunos: como ela pode organizar os papéis? Antes de ler a página 8 mostrar a ilustração para os alunos questionando onde a tesoura colocou os vermelhos? em seguida ler a página para confirmar, ou não as hipóteses dos alunos; Antes de ler a página 11 mostrar a ilustração questionando: o que a tesoura pediu para os azuis formarem? em seguida ler a página para confirmar, ou não as hipóteses dos alunos; Durante a leitura da página 14 até que um Clact saiu errado e virou um tremendo espirro: clactchimmm! Questionar os alunos: o que vocês acham que aconteceu? Depois das versões dadas pelos alunos ler a original do livro e comparar; Questionar os alunos: o que vocês acham que vamos fazer com essa caixa? em seguida informar que vamos descobrir no próximo dia. DEPOIS – (3º DIA) Em roda questionar os alunos: qual final eles acharam mais interessante (aula anterior); Questionar, e a caixa? Propondo em grupos (4 alunos – mesinha ) organizar os papéis primeiro por cor ( dar um tempo para realização da atividade), questionar: como ficou a organização, segundo classificar por formas geométricas planas , questionar: como ficou a classificação? Avaliação do trabalho através de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário