quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA
LIVRO: Clact...Clact...Clact
AUTORA: Liliana Iacocca
ILUSTRAÇÃO: Michele Iacocca
EDITORA: Àtica
DURAÇÃO: 3 dias (40 minutos por dia).
OBJETIVO:
Desenvolver habilidades como visualização, percepção espacial, análise, comparação, classificação e identificação de formas geométricas planas.
ANTES - (1º dia )
Analisar a capa
Cobrir com um pedaço de papel o título do livro e questioná-los sobre o mesmo a partir das ilustrações, em seguida socializar o título com alunos, seguido de questionamento: do que vocês acham que fala esse livro;
Ler o nome da autora e ilustradora como livro não apresenta as biografias das mesmas, pesquisar junto com os alunos na internet, aproveitar esse momento para falar sobre a editora e também outros títulos interessantes da autora;
Recortar com os alunos color 7 de várias cores em formato de formas geométricas planas e colocar em uma caixa; (cada mesinha recortará uma forma geométrica );
Conversar com os alunos deixando-os “curiosos”: o que vamos fazer com esses papéis? informar que eles vão descobrir depois da leitura do livro.
DURANTE - (2º dia)
Iniciar a leitura e parar na página 2, onde a tesoura teve a idéia de por ordem naquilo, porque os pedaços de papel eram de várias cores e todas as cores estavam misturadas, questionar os alunos: como ela pode organizar os papéis?
Antes de ler a página 8 mostrar a ilustração para os alunos questionando onde a tesoura colocou os vermelhos? em seguida ler a página para confirmar, ou não as hipóteses dos alunos;
Antes de ler a página 11 mostrar a ilustração questionando: o que a tesoura pediu para os azuis formarem? em seguida ler a página para confirmar, ou não as hipóteses dos alunos;
Durante a leitura da página 14 até que um Clact saiu errado e virou um tremendo espirro: clactchimmm! Questionar os alunos: o que vocês acham que aconteceu? Depois das versões dadas pelos alunos ler a original do livro e comparar;
Questionar os alunos: o que vocês acham que vamos fazer com essa caixa? em seguida informar que vamos descobrir no próximo dia.
DEPOIS – (3º DIA)
Em roda questionar os alunos: qual final eles acharam mais interessante (aula anterior);
Questionar, e a caixa?
Propondo em grupos (4 alunos – mesinha ) organizar os papéis primeiro por cor ( dar um tempo para realização da atividade), questionar: como ficou a organização, segundo classificar por formas geométricas planas , questionar: como ficou a classificação?
Avaliação do trabalho através de conversa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário